08 novembro, 2016

Be Zen | A Importância da Respiração


Com a correria dos dias e da própria vida, acabamos por não dar importância a uma série de coisas, como por exemplo ao acto de respirar. Se pararmos para pensar e reflectir um pouco, percebemos que a respiração é o que nos mantém vivos. E como é que é possível nos esquecermos e descurarmos algo que nos é vital? Respirar correctamente é essencial para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso organismo. É através do acto de respirar que as nossas células são oxigenadas e desintoxicadas. Quanto melhor respirarmos, mais oxigénio estamos a dar às nossas células logo, o seu funcionamento será potencializado e isso irá reflectir-se na nossa saúde. Além disso, uma respiração adequada ajuda-nos a acalmar a mente e o espírito. Não é por acaso que, quando estamos irritados, nos dizem respira fundo!

O que proponho, a partir de hoje, é partilhar convosco alguns exercícios de respiração que tenho vindo a fazer, diariamente, e que têm resultado muito bem. Para começar, proponho-vos um exercício muito simples, que podem fazer logo pela manhã e ao final do dia, ou mesmo numa situação em que se sintam mais tensos ou irritados. Então cá vai:


Exercício 1


- Sentem-se numa posição confortável, com a coluna recta, as pernas em posição de lótus ou esticadas, o queixo alinhado com o esterno e as mãos em forma de concha pousadas no colo;

- Inspirem profundamente pelo nariz até não haver mais ar para entrar, sustenham a respiração durante alguns segundos [se conseguirem] e expirem suavemente pelo nariz até não haver mais ar para sair;

- Repitam este exercício dez vezes, ou as que acharem necessárias até se sentirem relaxados e calmos.


Enquanto fazem este exercício, ponham a vossa consciência no peito e concentrem-se exclusivamente no acto de respirar. Foquem-se no aqui e agora. Apreciem esse momento de vida. Sintam esse ar repleto de oxigénio que vai alimentar as vossas células, expandi-las, fazê-las viver, fazer-vos viver. E, no final, agradeçam. Agradeçam o ar que vos alimenta, que sustenta o vosso corpo, que vos faz viver. Agradeçam esse momento de relaxamento e de conexão com o vosso Ser.

Este exercício também é óptimo para fazer antes de meditar. Mas quanto a meditação, falaremos num outro texto. Por agora, e para começar, experimentem fazer este exercício tão simples mas que faz toda a diferença. Em breve, irei partilhar mais alguns exercícios de respiração convosco para que, juntos, possamos ter uma vida melhor, mais serena, mais equilibrada, mais feliz! Namasté!



#

4 comentários:

  1. Definitivamente é algo que começo a implementar na minha vida, para controlar a ansiedade e stress do dia a dia. Controlar a respiração é algo que faço durante a meditação :-)

    ResponderEliminar
  2. Estes exercícios fazem realmente bem ao corpo e à alma. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  3. Aprendi a respirar com o yoga e fiquei fã da 'boa' respiração!

    ResponderEliminar
  4. a minha terapeuta já me tinha ensinado alguns exercícios de respiração e fazem mesmo bem :)

    ResponderEliminar